19 agosto, 2006

Música para a dor de corno. 8.


Fly me to the moon de Bart Howard - Paula Toller

Fly me to the moon
And let me play among the stars
Let me see what spring is like
On Jupiter and Mars
In other words hold my hand
In other words darling kiss me
Fill my life with song

And let me sing forevermore
You are all I hope for
All I worship and adore
In other words please be true
In other words
I love you

O nome deste blog deve-se ao facto de começar a ouvir este género de canções. Os standards.
Sobre este em particular diz-se por aí que a versão de Tony Bennett é a difinitiva. Eu já o ouvi a cantá-la no Europarque, em Santa Maria da Feira, com o sistema de som desligado. Foi arrepiante. No entanto, a minha versão preferida é, pasme-se, a de Frank Sinatra. Cheia de swing, sexy, redonda, maravilhosa.
Sobre a versão em causa, o mínimo que se pode dizer é que é surpreendente. Paula Toller é a belíssima vocalista dos Kid Abelha (a foto não lhe faz justiça), banda pop que faz música simples e despretensiosa mas com qualidade suficiente para estar na ribalta desde meados dos anos 80. Típicos hitmakers, surpreende-me um pouco a sua quase invisibilidade em Portugal já que, canções como "Nada Sei", "Como eu quero" e "Lágrimas e chuva" teriam facilmente air time na nossa (medíocre) rádio.
Em 1998, Paula Toller lançou um album a solo onde incluíu uma versão deste clássico e devo confessar que estou completamente agarrado. O arranjo é sublime: lânguido, cheio de cordas e piano, lento sem ser pastoso. E Paula, que não é uma cantora de excepção, dá-lhe o toque final emprestando-lhe suavidade e sensualidade com o seu típico canto preguiçoso.
Quem me deu a conhecer esta versão foi a Patrícia a quem agradeço e dedico este post.

Ouve-se aqui