10 dezembro, 2005

Francis Albert Sinatra

Ontem, estava este blog a ser construído e, sem que eu estivesse avisado, passou um documentário na RTP (com locução de Eládio Clímaco!) sobre Frank Sinatra. Tinha uma estética horrorosa, reconstituições discutíveis e depoimentos que, na sua maioria, eram, no mínimo, duvidosos. Para demonstrar que Sinatra tinha ligações à mafia, deram-se ao trabalho de provar que a família Sinatra era oriunda da mesma aldeia Siciliana de onde saiu a família de Lucky Lucuiano, como se a proveniência fosse determinante. Mas o que realmente me indignou foi a desfaçatez com que se assumiram factos que não passam de rumores. O caso mais gritante foi a da mítica história da sua selecção para o filme de 1953 realizado por Fred Zinnemann Até à eternidade. De facto, no início dos anos 50 Frank andava pelas ruas da amargura: não tinha contratos para filmes, cantava para plateias vazias e Ava Gardner dava-lhe água pela barba. Quando soube que havia o papel do italo-americano Maggio ainda por preencher, Sinatra tentou mobilizar todos os meios para agarrar o papel, que nas palavras do presidente Columbia Pictures, Harry Cohn, era tão bom que "qualquer idiota que o interpretar ganhará o Oscar". E foi aqui que a coisa no documentário descambou. É afirmado sem qualquer espaço para dúvidas que Frank conseguiu o papel graças a uma "proposta irrecusável" feita pelos seus amigos mafiosos. A história tornou-se mítica porque no "Padrinho" Mario Puzo construiu a famosa cena do cavalo na cama do dono do estúdio para que desse um papel a um italo-americano protegido por Don Corleone. Ora a BBC por ter feito esta ligação foi preocessada e perdeu. Nem os mais retorcidos biógrafos de Sinatra se atreveram a a afirmar peremptoriamente do empurrão mafioso para o filme. Segundo Ruy Castro no brilhante "Saudades do século XX" quem terá metido a decisiva cunha para Frank foi nada mais, nada menos que "o mais belo animal do mundo" a sua mulher Ava Gardner. Esta terá ido a casa de Cohn e conversou com a sua mulher Joan, insinuando que um dia poderia estar disponível para trabalhar para a Columbia se Frank fizesse Maggio. O que acabou por acontecer e o Oscar não escapou.